terça-feira, 27 de maio de 2008

The Byrds

The Byrds

A banda foi formada em 1964 por Jim McGuinn (batizado como James McGuinn III, nascido em 13 de Julho de 1942 em Chicago, Illinois) (ele mudou o nome para Roger McGuinn in 1967), Gene Clark (batizado como Harold Eugene Clark, nascido em 17 de novembro de 1944 em Tipton, Missouri; morto em 24 de maio de 1991) e David Crosby (batizado como David Van Cortland Crosby, nascido em 14 de agosto de 1941 em Los Angeles). O baixista Chris Hillman (nascido em 4 de dezembro de 1944 em Los Angeles) e o baterista Michael Clarke (batizado como Michael Dick, nascido em 3 de junho de 1946, em New York; morto em 19 de dezembro de 1993) juntaram-se a banda depois. Quando ainda eram um trio gravaram a música "The Only Girl I Adore" se autodenominando como The Jet Set. Após tornarem-se um quinteto eles passaram a ensaiar e gravar na World Pacific Studios em Los Angeles e lançaram um compacto com as músicas "Please Let Me Love You" e "Don't Be Long" sob o nome de The Beefeaters.
Em 1964 assinaram um contrato com a Columbia Records e mudaram o nome para The Byrds. Em 20 de janeiro de 1965, eles gravaram a música "Mr. Tambourine Man", de autoria de Bob Dylan. A música ganhou um tratamento elétrico que ficou conhecido como folk rock. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e britânica.
Seu primeiro álbum que ganhou o nome de Mr. Tamborine Man atingiu as paradas de sucesso e contou com versões para outras composições de Bob Dylan ("Spanish Harlem Incident", "All I Really Want to Do" e "Chimes of Freedom"), versão para a composição de Pete Seeger ("The Bells of Rhymney") além de composições próprias.
Após o álbum ainda em 1965, The Byrds gravaram uma adaptação que Pete Seeger fez para uma melodia tradicional cuja letra foi diretamente tirada da bíblia. A música "Turn! Turn! Turn!" tornou-se o segundo sucesso da banda e também atingiu o primeiro lugar e fez parte do segundo álbum lançado pela banda.
Cansados do folk rock começaram a experimentar novos sons. No final de 1965 gravaram "Eight Miles High", uma das primeiras músicas psicodélicas. A música foi lançada primeiramente em compacto em 1966 e depois junto ao álbum Fifth Dimension (em julho de 1966). Porém Gene Clark abandonou a banda antes do lançamento, em março.
Irritados com o sucesso produzido da banda americana The Monkees, The Byrds gravou a música "So You Want To Be A Rock'N'Roll Star", uma crítica ao negócio da música. A música fez parte do quarto álbum da banda, Younger Than Yesterday.

Byrds, The - 1965 - Mr. Tambourine Man

01. Mr. Tambourine Man
02. I'll Feel A Whole Lot Better
03. Spanish Harlem Incident
04. You Won't Have To Cry
05. Here Without You
06. The Bells Of Rhymney
07. All I Really Want To Do
08. I Knew I'd Want You
09. It's No Use
10. Don't Doubt Yourself, Babe
11. Chimes Of Freedom
12. We'll Meet Again

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here

Nenhum comentário: