terça-feira, 27 de maio de 2008

Carly Simon

Carly Simon

Carly Elizabeth Simon nasceu no dia 25 de junho de 1945 em New York. A filha mais nova de uma família de classe alta novaiorquina e filha de Richard L. Simon, um dos fundadores da famosa editora Simon & Schuster, Inc., Carly foi criada em uma família musical pois seu pai tocava piano clássico e sua mãe era cantora. Iniciou no mundo musical fazendo duo com sua irmã Lucy, 2 anos mais velha, duo que tinha o nome de The Simon Sisters. Tocavam guitarra e cantavam tendo aprendido a tocar auto didaticamente. Se tornaram assíduas no universo dos clubs de música folk de Greenwich Village durante os anos sessenta e conseguiram um contrato com a gravadora Kapp Records tendo lançado um single com a música “Winkin’ Blinkin’ and Nod” que chegou ao posto de nº 73 na parada de sucessos em abril de 1964.
As Simon Sisters se separaram em função do casamento de Lucy e Carly foi para a Europa tendo ficado um ano por lá. Ao regressar trabalhou como secretária de uma empresa que lidava com produção de programas de televisão antes de se demitir para ser a vocalista de uma banda chamada Elephant’s Memory por um curto período em 1968. Em 1970 assinou com a gravadora Elektra e na primavera de 1971 lança seu 1º álbum auto intitulado Carly Simon. A partir daí inicia-se uma carreira em disco que já dura 37 anos com bons e maus momentos, mais bons do que maus certamente. Em Novembro de 1972 casa-se com o cantor-compositor James Taylor e sua filha Sally nasce em Janeiro de 1974 e Ben seu segundo filho nasce em 1977. Em 1980 durante um concerto sofre um colapso motivado pelo cansaço e a partir daí são raras suas apresentações em concertos. Após um casamento de 11 anos se separa de James Taylor em 1983. Em Dezembro de 1987 casa-se com o poeta e editor Jim Hart, casamento esse que se mantém até hoje.
No final de 1997 Carly é diagnosticada como tendo câncer no seio e inicia a luta contra a doença através de cirurgia e quimioterapia obtendo sucesso no tratamento. Carly continua ativa e vivendo com sua família em Martha’s Vineyard um famoso balneário americano perto de New York. No Secrets é o 3º e para muitos o melhor álbum de Carly tendo sido também o álbum que a impulsionou comercialmente (tendo conseguido um disco de ouro) graças ao single de “You’re So Vain”, até hoje o seu maior sucesso individual. Esta canção deu o tom apimentado ao álbum com sua franqueza sexual autobiográfica (Você me teve a alguns anos atrás/Quando eu ainda era ingênua) e suas reflexões sobre o estilo de vida dos ricos e famosos. Mas a honestidade de Carly era uma faca lírica de dois gumes; agora que ela sentia que tinha encontrado o amor verdadeiro (“The Right Thing To Do”, outra música que alcançou as 10 mais da parada, era a celebração de seu relacionamento com James Taylor), ela queria exorcizar seus próprios erros e arrependimentos. Existem algumas curiosidades relacionadas à música “You’re So Vain” que permanecem até hoje. A primeira é que Mick Jagger participa do backing vocal da música e a segunda e a que até hoje permanece em aberto é a quem a música foi endereçada? Quando “You’re So Vain” foi lançada, Carly havia acabado de se casar com James Taylor e a questão era: sobre qual de seus antigos namorados estava ela falando? Era sabido que Carly havia tido algum tipo de relacionamento com Mick Jagger, Cat Stevens, Warren Beatty e Kris Kristofferson. De qual deles estava ela falando? Carly nunca respondeu a esta pergunta e passados 35 anos ainda é questionada sobre este fato toda vez que é entrevistada.
Mas voltando ao álbum, a razão de seu sucesso não se deve somente ao estilo sincero e direto de Carly mas também à produção simples e de um pop/rock elegante de Richard Perry, que deu à música de Carly uma exuberância e leveza que faltavam anteriormente. E Perry deu particular atenção aos vocais de Carly de uma maneira que os tornou mais cativantes (ou pelo menos menos desagradáveis) de se ouvir.
Fontes: Wikipedia e All Music Guide

Carly Simon - 1972 - No Secrets

01. The Right Thing To Do
02. The Carter Family
03. You're So Vain
04. His Friends Are More Than Fond Of Robin
05. We Have No Secrets
06. Embrace Me, You Child
07. Waited So Long
08. It Was So Easy
09. Night Owl
10. When You Close Your Eyes

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here

Nenhum comentário: