domingo, 13 de dezembro de 2009

Donna Summer

Donna Summer

Donna Summer foi um caso raro na cena disco', pois sua carreira iniciou-se antes da "explosão" daquele estilo, e continuou após aquela fase. Apesar de ela ser uma das mais conhecidas artistas da "Era Disco'", seu repertório incluiu diversos gêneros, incluindo "rhythm'n blues" e rock, tendo ganho prêmios "Grammy" nestas categorias. Seu trabalho ainda é aplaudido pela crítica e ela permanece como uma das poucas artistas da Era Disco' ainda aceitas pela crítica atual. Donna Summer começou cantando no coral da igreja que freqüentava. Mais tarde juntou-se a um grupo de rock chamado The Crow. Poucos meses antes de concluir o ensino médio, Summer deixou o curso e se juntou à produção alemã do musical Hair. Posteriormente mudou-se para a Europa, participando de vários musicais. Após mudar-se para Munique, Alemanha, Donna Summer casou-se com Helmut Sommer ("Summer" é uma anglicização do nome "Sommer") e trabalhou em vários musicais e teatros. Em 1971, lançou a música "Sally Go 'Round the Roses", seu primeiro trabalho solo, sem sucesso. Após conhecer Giorgio Moroder e Pete Bellotte, lançou seu primeiro LP, Lady of the Night em 1975, com algum sucesso na Europa. Sua música Love to Love You Baby foi um grande "hit" no continente. A gravadora Casablanca Records começou a distribuir o álbum nos EUA, tornando-a uma sensação por lá também. Em seguida surgiu uma versão de 17 minutos de Love to Love You Baby aclamada pela crítica, e que estabeleceu um padrão hoje conhecido por "extended mix": versões extensas voltadas para pistas de dança. Continuando a trabalhar com Moroder and Bellotte, surgiu o disco Love Trilogy em 1976 e, no mesmo ano, o álbum conceitual Seasons of Love. O trabalho seguinte, I Remember Yesterday (de 1977) incluía o sucesso "I Feel Love", a primeira música de sucesso com acompanhamento inteiramente feito por sintetizador. Esta música, de enorme sucesso, influenciou o desenvolvimento da "disco' music" e do techno, graças às inovações introduzidas por Moroder. Once Upon a Time foi lançada pouco depois de I Remember Yesterday; foi novamente uma produção conceitual, tendo como tema o conto de fadas Cinderela. Depois de atuar (e ganhar um Grammy pela trilha sonora) na comédia Thank God It's Friday ("Até que enfim é sexta-feira"), Donna Summer lançou um álbum ao vivo, Live and More com outro enorme sucesso: MacArthur Park. Seu talento como compositora apareceu em Bad Girls (1979), e também em "Hot Stuff", ganhadora de outro Grammy. A música On the Radio, também de 1979, chegou a nº 1 nas paradas americanas. Neste ano, gravou também um dueto com Barbra Streisand na música Enough is Enough (No More Tears).
Donna Summer então decidiu deixar a gravadora Casablanca e assinar com a Geffen Records. Seu primeiro álbum pela Geffen foi The Wanderer, de 1980, que incluía influências do R&B e do rock. O álbum seguinte, I'm a Rainbow, só foi lançado em 1996 pois a Geffen não acreditava que fosse bom. Ao invés disso, a Geffen fez com que Donna Summer deixasse Moroder e Bellotte, seus compositores de longa data, e tivesse como produtor Quincy Jones, no álbum seguinte, "Donna Summer", o qual teve os sucessos "Love is in Control (Finger on the Trigger)" e a balada " The Woman in Me". Teve ainda a música de Vangelis chamada "State of Independence" com estilo New Age.
Donna Summer continuou o trabalho com a Geffen, lançando em seguida She Works Hard For the Money. Sua carreira começou a declinar nos anos 80, até que em 1989, com a colaboração de Stock Aitken Waterman no disco "Another Place and Time", surgiu o hit "This Time I Know It's For Real". Nos anos 90, Donna Summer continuou a trabalhar e a produzir vários sucessos dançantes, como "Melody Of Love" e uma versão de "Con Te Partirò", de Andrea Bocelli, chamada "I Will Go With You". Vários remixes de músicas suas têm sido lançados, assim como compilações.

Donna Summer - 1975 - Love to Love You Baby


01. Love to Love You Baby
02. Full of Emptiness
03. Need-a-Man Blues
04. Whispering Waves
05. Pandora's Box
06. Full of Emptiness (Reprise)

Donna Summer - 1977 - I Remember Yesterday

01. I Remember Yesterday
02. Love's Unkind
03. Back in Love Again
04. I Remember Yesterday (Reprise)
05. Black Lady
06. Take Me
07. Can't We Just Sit Down (And Talk It Over)
08. I Feel Love


Donna Summer - 1977 - Once Upon A Time

01. Once Upon A Time*
02. Faster And Faster To Nowhere
03. Fairy Tale High
04. Say Something Nice
05. Now I Need You
06. Working The Midnight Shift
07. Queen For A Day
08. If You Got It Flaunt It
09. A Man Like You
10. Sweet Romance
11. Once Upon A Time*
12. Dance Into My Life
13. Rumour Has It
14. I Love You
15. Happily Ever After
16. Once Upon A Time*

Donna Summer - Mistaken Identity

01. Get Ethnic
02. Body Talk
03. Work That Magic
04. When Love Cries
05. Heaven's Just a Whisper Away
06. Cry of a Waking Heart
07. Friends Unknown
08. Fred Astaire
09. Say a Little Prayer
10. Mistaken Identity
11. What Is It You Want
12. Let There Be Peace

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here

Um comentário:

BORBOLETAS DE JADE disse...

Once Upon A Time que na verdade saiu como singer, abriu caminho parao suceso de diva LaDonna Adrian Gaines, conhecida mundialmente como Donna Summer. I Love You teve uma atenção especial de Giorgio Moroder, o mago dos teclados dos anos 80, com um sanpler e patida diferente da epoca, causando um delirio entre os produtores e manestreis Djs.Todas as faixas compostas por Donna Summer, Giorgio Moroder and Pete Bellotte