quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pink Floyd

Pink Floyd

Pink Floyd é uma banda de rock inglesa famosa pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo progressivo e pelos espetáculos ao vivo extremamente elaborados. É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 200 milhões de cópias de seus álbuns. A obra-prima The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Mas o comportamento errático de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.
Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) - álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.Mas após o álbum The Final Cut (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que os Pink Floyd estavam extintos, mas os demais membros (agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason), após briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando - com grande sucesso comercial - e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.
Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior platéia, no concerto Live 8, em Londres (Reino Unido).
Em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica no dia 3 de fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim dos Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produzirá qualquer novo material, tampouco voltará a se reunir novamente. Ainda assim, a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8 não foi descartada tanto por Gilmour ou Mason.
Em 1979, foi lançada a ópera rock épica The wall, concebida quase na totalidade por Waters, e que deu aos Pink Floyd uma renovada aclamação e mais um single de êxito com a sua incursão na crítica da pedagogia – Another Brick in the Wall, Part II. Incluía também "Comfortably Numb" que apesar de nunca ter sido editado em single, se tornou num clássico das rádios e é hoje uma das suas músicas mais conhecidas. É também a única música dos primeiro quatro álbuns conceituais a não ter seguimento nem no princípio nem no fim e uma das poucas que não é da autoria de Roger Waters. Este álbum tornou-se bastante caro; os espetáculos deram prejuízo, mas devido ao grande número de vendas conseguiu tirar a banda do buraco financeiro em que se encontrava. Durante este tempo, Waters aumentou a sua influência artística e liderança do grupo, causando conflitos frequentes com os outros membros, tendo, inclusive, despedido Wright apesar de este ter sido contratado para tocar nos poucos espetáculos que a banda realizou. Ironicamente, Wright foi, por isso, o único Floyd a ganhar algum dinheiro com os espetáculos, tendo os outros que arcar com o prejuízo do elevado custo de produção. O álbum foi co-produzido por Bob Ezrin, um amigo de Waters com quem escreveu a faixa "The Trial". No entanto Ezrin também foi afastado após ter inadvertidamente falado com um jornalista seu familiar sobre o álbum.
The Wall permaneceu na lista dos álbuns mais vendidos durante 14 anos. Um filme protagonizado por Bob Geldof, fundador dos Boomtown Rats, adaptado em 1982, escrito por Waters e realizado por Alan Parker, continha animações criadas por Gerald Scarfe, notável cartoonista britânico e colaborador de longa data dos Pink Floyd. Com a criação do filme, assistiu-se à deterioração da relação Waters/Gilmour devido ao monopólio exercido por Waters na banda.
Fonte: Wikipédia

Pink Floyd - 1979 - The Wall

01. In The Flesh
02. The Thin Ice
03. Another Brick In The Wall Part I
04. The Happiest Days Of Out Lives
05. Another Brick In The Wall Part II
06. Mother
07. Goodbye Blue Sky
08. Empty Spaces
09. Mother Lust
10. One Of My Turns
11. Don't Live Me Now
12. Another Brick In The Wall Part III
13. Goodbye Cruel World
14. Hey You
15. Is There Anybody Out There
16. Nobody Home
17. Vera
18. Bring The Boys Back Home
19. Comfortably Numb
20. The Show Must Go On
21. In The Flesh
22. Run Like Hell
23. Waiting For The Worms
24. Sop
25. The Trial
26. Outside The Wall

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here

Nenhum comentário: